Você está procurando uma sobremesa fácil, rápida e deliciosa para surpreender a sua família e os seus amigos? Então você precisa conhecer o Pavê de Morango, uma receita que leva apenas alguns ingredientes e que fica pronta em menos de uma hora.
O Pavê de Morango é uma camada de biscoitos champagne umedecidos em leite, uma camada de creme branco e uma camada de morangos picados, cobertos com chantilly. É uma sobremesa leve, refrescante e que combina muito bem com qualquer ocasião.
Neste artigo, você vai descobrir 5 motivos para você fazer um Pavê de Morango hoje mesmo, como fazer a receita passo a passo, qual é a origem dessa delícia e quais são os melhores acompanhamentos para ela. Vamos lá?
O que é o Pavê de Morango e por que ele é tão bom?
O Pavê de Morango é uma sobremesa típica da culinária francesa, que significa “pavimento” ou “calçada”, pois lembra as camadas de pedras que formam as ruas de Paris. O Pavê de Morango é uma versão brasileira do Pavê de Frutas, que pode levar outras frutas como abacaxi, pêssego ou kiwi.
O Pavê de Morango é tão bom porque ele tem uma textura cremosa, um sabor doce e azedo ao mesmo tempo e uma aparência bonita e apetitosa. Ele é perfeito para servir depois de um almoço ou jantar especial, ou para comemorar datas festivas como o Natal ou o Ano Novo.
Como fazer o Pavê de Morango em 5 passos simples
Para fazer o Pavê de Morango, você vai precisar de:
- 1 pacote de biscoitos champagne
- 2 xícaras de leite
- 1 lata de leite condensado
- 2 gemas
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 1 caixinha de creme de leite
- 300 g de morangos lavados e picados
- 1 caixinha de chantilly pronto
O modo de preparo é muito simples:
- Em uma panela, misture o leite condensado, as gemas e o amido de milho. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Reserve.
- Em um refratário, coloque uma camada de biscoitos champagne umedecidos em leite. Por cima, espalhe metade do creme branco. Em seguida, distribua metade dos morangos picados. Repita as camadas, terminando com os morangos.
- Bata o chantilly conforme as instruções da embalagem e cubra o pavê. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.
- Decore com mais morangos inteiros ou fatiados, se desejar.
- Aproveite o seu Pavê de Morango!
A origem do Pavê de Morango
O Pavê de Morango é uma adaptação brasileira do Pavê de Frutas, que é uma sobremesa francesa que surgiu no século XIX. O Pavê de Frutas era feito com biscoitos chamados de “boudoirs”, que eram umedecidos em calda de açúcar e licor, e recheados com creme de baunilha e frutas cristalizadas.
O Pavê de Frutas era servido em ocasiões especiais, como casamentos e aniversários, e era considerado um símbolo de elegância e sofisticação.
Com a chegada dos imigrantes franceses ao Brasil, o Pavê de Frutas foi adaptado aos ingredientes locais, como o leite condensado, o creme de leite e as frutas frescas.
O Pavê de Morango foi uma das variações mais populares, pois o morango é uma fruta que agrada a maioria das pessoas e que tem uma cor vibrante e atraente. O Pavê de Morango se tornou uma sobremesa típica da culinária brasileira, que é apreciada por pessoas de todas as idades e regiões.
2 acompanhamentos deliciosos para o Pavê de Morango
O Pavê de Morango já é uma sobremesa completa e saborosa, mas se você quiser deixá-la ainda mais irresistível, pode experimentar alguns acompanhamentos que combinam muito bem com ela. Aqui estão duas sugestões:
- Calda de chocolate: O chocolate é um dos melhores amigos do morango, e uma calda de chocolate quente e cremosa vai deixar o seu Pavê de Morango ainda mais delicioso. Você pode usar o chocolate meio amargo ou ao leite, de acordo com a sua preferência. Basta derreter o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, e adicionar um pouco de creme de leite para dar mais consistência. Depois, é só regar o pavê com a calda na hora de servir, ou colocar em uma molheira à parte.
- Sorvete de creme: O sorvete de creme é outro acompanhamento clássico para o Pavê de Morango, pois ele traz um contraste de temperatura e textura que é muito agradável ao paladar. Você pode usar o sorvete de creme pronto ou fazer o seu próprio, batendo no liquidificador leite, creme de leite, açúcar e essência de baunilha, e levando ao freezer até ficar firme. Depois, é só servir uma bola de sorvete junto com uma fatia de pavê, e se deliciar.
Junte-se ao nosso seleto Grupo VIP NO WHATSAPP e receba diariamente receitas incríveis, tão deliciosas e fáceis de fazer quanto a que está prestes a descobrir.
Conclusão
O Pavê de Morango é uma receita fácil, rápida e deliciosa que leva apenas alguns ingredientes e que fica pronta em menos de uma hora. Ele é uma sobremesa leve, refrescante e que combina muito bem com qualquer ocasião.
Ele é uma adaptação brasileira do Pavê de Frutas, que é uma sobremesa francesa que surgiu no século XIX. Ele também pode ser incrementado com acompanhamentos como calda de chocolate ou sorvete de creme, que vão deixar o seu Pavê de Morango ainda mais irresistível.
Espero que você tenha gostado deste artigo e que se anime a fazer o Pavê de Morango na sua casa. Se você fizer, não se esqueça de me contar como ficou e de compartilhar uma foto nas redes sociais. Eu adoraria ver o seu pavê e saber a sua opinião.
E se você tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em responder. Até a próxima! 😊