O empadão de frango com requeijão e catupiry é uma das receitas mais saborosas e populares da culinária brasileira. É uma torta salgada, feita com uma massa podre e um recheio cremoso de frango desfiado, requeijão e catupiry, queijo típico do Brasil.
O empadão de frango com requeijão e catupiry é uma ótima opção para servir em almoços, jantares, festas ou lanches, e agrada a todos os paladares.
Neste artigo, eu vou te ensinar como fazer um empadão de frango com requeijão e catupiry de forma simples e prática, em apenas 7 passos. Você vai ver que é muito fácil e rápido de preparar, e que o resultado é uma torta deliciosa, dourada e crocante por fora, e macia e suculenta por dentro. Vamos lá?
O que é um empadão de frango com requeijão e catupiry?
O empadão de frango com requeijão e catupiry é uma variação do empadão, que é uma torta salgada, feita com uma massa podre, que leva farinha de trigo, manteiga, ovos e sal. A massa podre é chamada assim porque é quebradiça e esfarela na boca, e não porque é ruim ou estragada.
O recheio do empadão de frango com requeijão e catupiry é feito com frango cozido e desfiado, refogado com cebola, alho, tomate, cheiro-verde e temperos. Depois, é misturado com requeijão e catupiry, que são queijos cremosos e saborosos, que dão uma consistência e um sabor especial ao recheio.
O empadão de frango com requeijão e catupiry é montado em uma forma, colocando uma camada de massa no fundo e nas laterais, uma camada de recheio, e outra camada de massa por cima, fechando bem as bordas. Depois, é pincelado com gema de ovo, para ficar com uma cor dourada, e levado ao forno pré-aquecido, até ficar assado e crocante.
Como fazer um empadão de frango com requeijão e catupiry: 7 passos simples e práticos
Para fazer um empadão de frango com requeijão e catupiry, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Para a massa:
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 250 g de manteiga gelada
- 2 ovos
- 1 colher de chá de sal
- Para o recheio:
- 500 g de peito de frango
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates picados
- 1/2 xícara de cheiro-verde picado
- Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto
- 1 copo de requeijão
- 1 embalagem de catupiry
- Para a montagem:
- 1 gema de ovo para pincelar
Agora, siga os passos abaixo para fazer o seu empadão de frango com requeijão e catupiry:
- Cozinhe o peito de frango em uma panela com água e sal, até ficar macio. Depois, desfie o frango com um garfo ou com as mãos, e reserve.
- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho, até ficarem dourados. Acrescente o tomate, o cheiro-verde, o sal, a pimenta e o orégano, e cozinhe por alguns minutos, até formar um molho. Junte o frango desfiado, e misture bem. Desligue o fogo, e reserve.
- Em uma tigela, misture a farinha de trigo, a manteiga, os ovos e o sal, até formar uma massa homogênea e que solte das mãos. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha ou de manteiga, para ajustar a consistência. Divida a massa em duas partes, uma maior e uma menor, e reserve.
- Em uma forma redonda, de fundo removível, untada com manteiga, abra a parte maior da massa com as mãos ou com um rolo, e forre o fundo e as laterais da forma, deixando uma borda de massa sobrando. Fure a massa com um garfo, para não estufar no forno.
- Espalhe o requeijão sobre a massa, e depois coloque o recheio de frango, cobrindo toda a superfície. Por cima, coloque o catupiry, em colheradas ou em tiras, e espalhe com uma espátula ou com as costas de uma colher.
- Abra a parte menor da massa, e cubra o recheio, fechando bem as bordas com a massa que sobrou. Faça alguns cortes na massa, para sair o vapor, e pincele com a gema de ovo, para ficar dourada.
- Leve o empadão ao forno pré-aquecido, a 180°C, por cerca de 40 minutos, ou até ficar assado e crocante. Retire do forno, e deixe esfriar um pouco, antes de desenformar e servir.
A origem do empadão de frango com requeijão e catupiry
O empadão de frango com requeijão e catupiry é uma receita tipicamente brasileira, que tem influências da culinária portuguesa, alemã e italiana. A origem do empadão remonta à época colonial, quando os portugueses trouxeram para o Brasil a receita da empada, que era uma torta salgada, feita com uma massa de farinha e banha, e recheada com carne, peixe ou frutos do mar.
Com o tempo, a empada foi se adaptando aos ingredientes e aos gostos locais, e ganhou variações como a empadinha, que é uma versão menor e individual, e o empadão, que é uma versão maior e coletiva. O empadão também passou a ter outros recheios, como o de frango, que é o mais comum e popular.
O requeijão e o catupiry são queijos cremosos, que foram incorporados ao recheio do empadão, para dar mais sabor e cremosidade. O requeijão é um queijo de origem portuguesa, que é feito com o soro do leite, e que tem uma textura pastosa e um sabor suave. O catupiry é um queijo de origem italiana, que é feito com leite, creme de leite e coalho, e que tem uma textura firme e um sabor acentuado.
Leia também: Doce Equilíbrio: Sobremesas Fitness que Unem Sabor e Saúde
O empadão de frango com requeijão e catupiry é uma receita que se tornou um clássico da culinária brasileira, e que é apreciada em todas as regiões do país. É uma receita que faz parte da cultura e da memória afetiva de muitas pessoas, que se lembram de momentos especiais em família ou entre amigos, em que o empadão era servido e saboreado.