Você já experimentou salada de repolho agridoce? Essa é uma receita deliciosa, saudável e fácil de fazer, que combina o sabor crocante do repolho com o toque adocicado do abacaxi e o azedinho do vinagre.
É uma ótima opção para acompanhar carnes, peixes ou frangos, ou até mesmo para servir como entrada ou lanche. Neste artigo, você vai aprender como fazer salada de repolho agridoce em 5 passos simples, e também vai conhecer um pouco da história dessa receita e algumas dicas de como variar o seu preparo. Vamos lá?
O que é salada de repolho agridoce e por que ela é tão boa?
A salada de repolho agridoce é uma receita que mistura repolho cru ralado ou picado com abacaxi em calda picado, maionese, vinagre, açúcar e sal.
Essa combinação resulta em uma salada leve, refrescante e saborosa, que agrada a todos os paladares. Além disso, a salada de repolho agridoce é muito nutritiva, pois o repolho é rico em fibras, vitaminas C e K, e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir doenças.
O abacaxi, por sua vez, é uma fruta que contém bromelina, uma enzima que facilita a digestão e tem propriedades anti-inflamatórias. A maionese, se usada com moderação, também fornece gorduras boas e proteínas para o organismo.
Como fazer salada de repolho agridoce em 5 passos simples
Para fazer salada de repolho agridoce, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1/2 repolho verde médio
- 1 lata de abacaxi em calda
- 1/2 xícara de maionese
- 2 colheres de sopa de vinagre
- 2 colheres de sopa de açúcar
- Sal a gosto
O modo de preparo é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo:
- Lave bem o repolho e corte-o em tiras finas ou rale-o no ralo grosso. Coloque em uma tigela grande e reserve.
- Escorra o abacaxi, reservando a calda, e corte-o em pedaços pequenos. Adicione ao repolho e misture bem.
- Em uma tigela pequena, misture a maionese, o vinagre, o açúcar e o sal, até formar um molho homogêneo. Se ficar muito grosso, acrescente um pouco da calda do abacaxi para diluir.
- Despeje o molho sobre a salada e misture bem, até que todos os ingredientes estejam bem envolvidos.
- Leve à geladeira por pelo menos 2 horas, para que a salada fique bem gelada e os sabores se incorporem.
Pronto! Sua salada de repolho agridoce está pronta para ser servida e apreciada.
A origem da salada de repolho agridoce
A salada de repolho agridoce é uma receita que tem origens diversas, e que pode ser encontrada em diferentes culturas e países.
Uma das versões mais conhecidas é a salada de repolho americana, ou coleslaw, que é feita com repolho, cenoura, maionese, vinagre e açúcar, e que é muito popular nos Estados Unidos, especialmente nos churrascos e piqueniques.
Outra versão é a salada de repolho alemã, ou krautsalat, que é feita com repolho, vinagre, açúcar, sal, pimenta e sementes de cominho, e que é servida como acompanhamento de salsichas e carnes defumadas.
Há também a salada de repolho asiática, que é feita com repolho, cenoura, cebolinha, gergelim, molho de soja, vinagre de arroz e óleo de gergelim, e que é servida como entrada ou salada fria.
A salada de repolho agridoce que ensinamos neste artigo é uma adaptação brasileira, que incorpora o abacaxi, uma fruta tropical muito consumida no país, e que dá um toque especial à receita.
Não se sabe ao certo quando e como essa receita surgiu, mas é provável que tenha sido influenciada pelas diversas imigrações que o Brasil recebeu ao longo da sua história, especialmente dos europeus e dos asiáticos.
2 acompanhamentos para a salada de repolho agridoce
A salada de repolho agridoce é uma receita muito versátil, que combina com diversos tipos de pratos. Aqui, vamos sugerir 2 acompanhamentos que harmonizam muito bem com a salada, e que vão deixar a sua refeição ainda mais completa e saborosa.
- Frango assado: o frango assado é uma carne leve, macia e suculenta, que fica ótima com a salada de repolho agridoce. Você pode temperar o frango com alho, sal, pimenta, limão, alecrim e manteiga, e assá-lo em forno médio por cerca de 1 hora, ou até que esteja dourado e cozido por dentro. Sirva com a salada de repolho agridoce e batatas assadas ou purê de batatas.
- Peixe grelhado: o peixe grelhado é outra opção de carne que combina muito bem com a salada de repolho agridoce. Você pode escolher o peixe de sua preferência, como salmão, tilápia, pescada ou merluza, e temperá-lo com sal, pimenta, limão e ervas frescas, como salsinha, coentro ou manjericão. Grelhe o peixe em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite, por cerca de 10 minutos, virando na metade do tempo, ou até que esteja dourado e cozido por dentro. Sirva com a salada de repolho agridoce e arroz branco ou integral.
MAIS RECEITAS SABOROSAS:
Risole de Queijo Delicioso e Fácil de Fazer – Um Salgado Perfeito para Qualquer Ocasião!
Receitas de Bombocado de Coco de Travessa – Um Doce Irresistível!
Como fazer um empadão de frango com requeijão e catupiry: 7 passos simples e práticos
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer salada de repolho agridoce em 5 passos simples, uma receita deliciosa, saudável e fácil de fazer, que vai surpreender a sua família e os seus convidados.
Você também conheceu um pouco da história dessa receita, e algumas dicas de como variar o seu preparo. Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo, e que experimente fazer a salada de repolho agridoce em casa.
Se você gostou, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais, e deixe um comentário abaixo, contando o que achou da receita, e se tem alguma sugestão ou dúvida. Obrigado pela sua atenção, e até a próxima!