https://cenarioativo.com

Falafel: como fazer bolinho árabe de grão-de-bico

Continua após a publicidade..

Falafel é um dos pratos mais populares e deliciosos da culinária árabe. Mas você sabe o que é, como fazer e qual é a sua origem? Neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre falafel e ainda te dar algumas dicas de como saboreá-lo.

O que é Falafel?

Falafel é um bolinho frito feito de grão-de-bico ou fava moídos, temperados com ervas, especiarias e alho. É crocante por fora e macio por dentro, e pode ser servido de várias formas: como aperitivo, salada, sanduíche ou prato principal.

Como Fazer Falafel?

Fazer falafel é simples, mas requer alguns cuidados. O primeiro passo é deixar o grão-de-bico ou a fava de molho em água por pelo menos 12 horas, para que fiquem macios e fáceis de triturar.

Depois, escorra e bata no processador ou liquidificador com os temperos de sua preferência, como salsa, coentro, cominho, sal, pimenta e alho. A massa deve ficar homogênea e firme, mas não muito seca. Se necessário, adicione um pouco de água ou farinha para dar liga.

Em seguida, faça bolinhas com a massa e achate-as levemente. Frite-as em óleo quente até que fiquem douradas e crocantes. Escorra em papel toalha e sirva quente ou frio.

Qual é a Origem do Falafel?

A origem do falafel é incerta, mas existem várias teorias. Uma delas é que o falafel foi criado pelos coptas do Egito, que usavam a fava como substituto da carne durante a Quaresma.

Outra é que o falafel foi levado pelos árabes para o Oriente Médio, onde se popularizou e se adaptou aos ingredientes locais, como o grão-de-bico. Há também quem acredite que o falafel tenha origem indiana, persa ou turca.

Continua após a publicidade..

O que se sabe é que o falafel é um prato milenar, que atravessou fronteiras e culturas, e que hoje é apreciado em todo o mundo.

Quais são os Acompanhamentos para o Falafel?

O falafel pode ser acompanhado de diversos molhos, saladas e pães. Alguns dos mais comuns são:

  • Tahine: um molho cremoso feito de pasta de gergelim, limão, alho e sal. É ideal para mergulhar os bolinhos ou para regar a salada.
  • Homus: uma pasta de grão-de-bico cozido, tahine, limão, alho e sal. É ótima para comer com pão árabe ou para rechear o sanduíche de falafel.
  • Salada de tomate e pepino: uma salada refrescante e colorida, temperada com azeite, limão, sal e hortelã. Combina perfeitamente com o falafel quente e crocante.
  • Pão árabe ou pita: um pão fino e macio, que pode ser usado para fazer sanduíches de falafel, recheados com salada, molho e outros ingredientes de sua escolha.

Olá! Que tal começarmos uma jornada culinária repleta de sabores irresistíveis? Se a resposta for sim, você está prestes a embarcar em uma experiência exclusiva e saborosa!

Junte-se ao nosso seleto Grupo VIP NO WHATSAPP e receba diariamente receitas incríveis, tão deliciosas e fáceis de fazer quanto a que está prestes a descobrir.


Conclusão

Falafel é um prato delicioso, nutritivo e versátil, que pode ser feito de forma fácil e rápida. Agora que você já sabe tudo sobre falafel, que tal experimentar essa receita e se surpreender com o sabor?

Não se esqueça de deixar um comentário com a sua opinião e sugestões. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e até a próxima!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top