https://cenarioativo.com

Como Fazer Pão de Fubá sem Glúten e sem Lactose

Continua após a publicidade..

Você sabia que é possível fazer um delicioso pão de fubá sem glúten e sem lactose? Essa é uma ótima opção para quem tem intolerância a essas substâncias ou quer seguir uma alimentação mais saudável e natural.

Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita simples e saborosa, que vai deixar seu café da manhã ou lanche da tarde muito mais gostoso. Além disso, você vai conhecer um pouco da história desse pão típico da culinária brasileira e algumas sugestões de acompanhamentos para incrementar seu prato. Vamos lá?

O que é Pão de Fubá e por que Fazer sem Glúten e sem Lactose?

O pão de fubá é um tipo de pão feito com farinha de milho, também chamada de fubá. Essa farinha é obtida a partir da moagem dos grãos de milho, que são ricos em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais.

O pão de fubá é muito consumido nas regiões do interior do Brasil, especialmente no Sudeste e no Nordeste, onde é chamado de cuscuz. Ele pode ser assado no forno ou na chapa, e tem uma textura macia e um sabor levemente adocicado.

O problema é que muitas receitas de pão de fubá levam ingredientes que contêm glúten e lactose, como farinha de trigo, leite e queijo. Essas substâncias podem causar alergias, inflamações, desconfortos digestivos e outros problemas de saúde em algumas pessoas.

Por isso, fazer o pão de fubá sem glúten e sem lactose é uma forma de evitar esses riscos e aproveitar os benefícios do milho sem culpa. Além disso, essa receita é mais leve, nutritiva e fácil de digerir.

Como Fazer Pão de Fubá sem Glúten e sem Lactose: Passo a Passo

Para fazer o pão de fubá sem glúten e sem lactose, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de fubá
  • 2 xícaras de chá de água
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/4 de xícara de chá de farinha de arroz
  • 1/4 de xícara de chá de polvilho doce
  • 1/4 de xícara de chá de fécula de batata

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma panela, misture o fubá, a água, o óleo e o sal. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até formar um mingau grosso. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.
  2. Em uma tigela, misture o fermento e o açúcar. Adicione um pouco da mistura de fubá e mexa bem. Deixe descansar por 10 minutos, ou até espumar.
  3. Em outra tigela, misture a farinha de arroz, o polvilho doce e a fécula de batata. Adicione a mistura de fermento e o restante da mistura de fubá. Mexa bem com uma colher de pau, até formar uma massa homogênea e pegajosa.
  4. Unte uma forma de bolo inglês com óleo e polvilhe um pouco de fubá. Coloque a massa na forma e alise a superfície com uma espátula. Cubra com um pano limpo e deixe crescer em um lugar quente e sem correntes de ar por cerca de uma hora, ou até dobrar de volume.
  5. Preaqueça o forno a 180°C. Asse o pão por cerca de 40 minutos, ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Desenforme e corte em fatias.

A Origem do Pão de Fubá no Brasil

Continua após a publicidade..

O pão de fubá é uma receita que tem origem na mistura das culturas indígena, africana e portuguesa no Brasil. Os índios já cultivavam o milho e o transformavam em farinha, que era usada para fazer diversos pratos, como o beiju e o mingau.

Os africanos, que foram trazidos como escravos, também usavam o milho como base de sua alimentação, e criaram receitas como o angu e o mungunzá.

Os portugueses, que colonizaram o país, trouxeram o hábito de comer pão, mas como a farinha de trigo era escassa e cara, eles adaptaram a receita usando o fubá, que era mais barato e abundante. Assim, surgiu o pão de fubá, que se tornou um alimento popular e típico da culinária brasileira.

VEJA TAMBÉM:

Acompanhamentos para o Pão de Fubá sem Glúten e sem Lactose

O pão de fubá sem glúten e sem lactose pode ser consumido puro, ou com diversos acompanhamentos, de acordo com o seu gosto e a ocasião. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que combinam muito bem com o pão de fubá:

  • Geleia de frutas: uma opção doce e saudável, que pode ser feita com frutas frescas ou congeladas, como morango, goiaba, abacaxi, maracujá, etc. Basta cozinhar as frutas com um pouco de água e açúcar, até formar uma calda grossa e brilhante. Você pode bater no liquidificador para ficar mais lisa, ou deixar pedaços de fruta para dar mais textura. Guarde na geladeira em um pote fechado e use para rechear ou cobrir o pão de fubá.
  • Patê de atum: uma opção salgada e proteica, que pode ser feita com atum em lata, maionese vegana (ou iogurte natural sem lactose), cebola, salsinha, sal e pimenta. Basta misturar todos os ingredientes em uma tigela, até formar uma pasta cremosa e saborosa. Guarde na geladeira em um pote fechado e use para rechear ou cobrir o pão de fubá.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um pão de fubá sem glúten e sem lactose, uma receita simples, saborosa e saudável, que vai agradar a todos os paladares.

Você também conheceu um pouco da história desse pão típico da culinária brasileira e algumas sugestões de acompanhamentos para incrementar seu prato.

Agora, é só colocar a mão na massa e experimentar essa delícia. E não se esqueça de deixar sua opinião sincera e suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

Scroll to Top