Você já ouviu falar da Receita Massinha da Vovozinha? É uma massa caseira, macia e saborosa, que pode ser recheada com o que você quiser. É uma ótima opção para o lanche da tarde, ou para servir como entrada em uma refeição especial.
Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita, que é muito simples e fácil de preparar. Além disso, você vai conhecer a origem dessa massa, que tem uma história curiosa e divertida.
E ainda vai descobrir dois acompanhamentos que combinam perfeitamente com ela.
Ficou com água na boca? Então, continue lendo e siga os passos abaixo para fazer a receita Massinha da Vovozinha.
O que é a receita Massinha da Vovozinha?
A receita Massinha da Vovozinha é uma massa feita com farinha de trigo, ovos, leite, manteiga e sal. Ela é amassada até ficar bem lisa e homogênea, e depois é cortada em pedaços pequenos.
Esses pedaços são recheados com o que você preferir, como queijo, presunto, carne moída, frango, legumes, etc. Depois, eles são fechados e fritos em óleo quente, até ficarem dourados e crocantes.
Essa receita é muito popular no Brasil, especialmente nas regiões Sul e Sudeste. Ela é conhecida por vários nomes, como pastelzinho, risoles, coxinha, bolinho de massa, etc.
Mas o nome mais carinhoso é Massinha da Vovozinha, que remete à tradição de fazer essa massa em família, com a ajuda das avós.
Como fazer a receita Massinha da Vovozinha?
Para fazer a receita Massinha da Vovozinha, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
1 xícara de leite
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de sal
Óleo para fritar
Recheio de sua preferência
O modo de preparo é o seguinte:
Em uma panela, leve ao fogo o leite, a manteiga e o sal, e deixe ferver.
Em uma tigela, coloque a farinha de trigo e faça um buraco no centro. Despeje a mistura fervente e mexa com uma colher de pau, até formar uma massa.
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove bem, até ficar lisa e elástica.
Abra a massa com um rolo, em uma espessura fina, e corte em círculos com um cortador ou com a boca de um copo.
Coloque uma porção de recheio sobre cada círculo de massa, e dobre ao meio, formando meia-luas. Aperte bem as bordas, para fechar os pastéis.
Frite os pastéis em óleo quente, virando-os de vez em quando, até ficarem dourados e crocantes. Escorra em papel toalha e sirva em seguida.
Qual é a história da receita Massinha da Vovozinha?
A receita Massinha da Vovozinha tem uma origem curiosa e divertida. Segundo uma lenda, ela foi criada por uma avó muito bondosa, que morava em uma fazenda com seus netos. Ela costumava fazer pão caseiro todos os dias, e guardava um pouco da massa para fazer pastéis recheados com queijo e goiabada, que eram a sobremesa favorita das crianças.
Um dia, ela recebeu a visita de um amigo, que trouxe um presente para os netos: um saco de balas coloridas. As crianças ficaram tão felizes, que resolveram fazer uma surpresa para a avó. Elas pegaram um pouco da massa de pão, e rechearam com as balas, sem que ela percebesse. Depois, elas pediram para ela fritar os pastéis, dizendo que eram de queijo e goiabada.
A avó, sem desconfiar de nada, fritou os pastéis e serviu para o amigo. Quando ele mordeu um deles, levou um susto: a bala derreteu e saiu quente pela massa, queimando sua língua. Ele cuspiu o pastel e começou a gritar, assustando a avó e as crianças, que caíram na gargalhada.
O amigo, depois de se acalmar, achou graça da brincadeira, e elogiou a criatividade das crianças. Ele disse que os pastéis eram muito bons, e que deveriam ter um nome especial. Foi então que uma das crianças sugeriu: Massinha da Vovozinha. E assim, a receita ficou famosa, e passou a ser feita com vários tipos de recheio, doces ou salgados.
Quais são os melhores acompanhamentos para a receita Massinha da Vovozinha?
A receita Massinha da Vovozinha é muito versátil, e pode ser servida com diversos acompanhamentos, de acordo com o seu gosto e a ocasião. Aqui, vamos sugerir dois acompanhamentos que combinam muito bem com essa massa:
Molho de tomate: um molho simples e saboroso, que realça o recheio dos pastéis. Basta refogar cebola e alho picados em um pouco de óleo, e depois acrescentar tomates picados, sal, pimenta e orégano. Deixe cozinhar até os tomates se desmancharem, e ajuste o tempero a seu gosto. Sirva o molho em uma molheira, e mergulhe os pastéis nele antes de comer.
Salada de folhas verdes: uma salada leve e refrescante, que equilibra o sabor e a textura dos pastéis. Você pode usar as folhas de sua preferência, como alface, rúcula, agrião, espinafre, etc. Lave bem as folhas, seque-as e rasgue-as com as mãos. Tempere com sal, azeite, vinagre e ervas frescas, como salsinha, cebolinha, manjericão, etc. Sirva a salada em uma travessa, e acompanhe os pastéis com ela.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer a receita Massinha da Vovozinha, uma massa caseira, macia e saborosa, que pode ser recheada com o que você quiser. Você também conheceu a origem dessa receita, que tem uma história curiosa e divertida. E ainda descobriu dois acompanhamentos que combinam perfeitamente com ela.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que se inspire para fazer essa receita em sua casa. Compartilhe com seus amigos e familiares, e surpreenda-os com essa delícia.
E se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você achou da receita Massinha da Vovozinha. Até a próxima! 😊