Você já provou pão sírio com alho e manteiga? Se não, você está perdendo uma das receitas mais fáceis e deliciosas que existem. O pão sírio é um tipo de pão achatado, macio e leve, que pode ser encontrado em diversas culturas, especialmente no Oriente Médio.
O alho e a manteiga são ingredientes que realçam o sabor do pão e trazem benefícios para a saúde. Neste artigo, vamos mostrar 5 motivos para você experimentar essa combinação incrível, e ensinar como fazer essa receita em casa, de forma rápida e prática. Confira!
O que é Pão Sírio e por que ele é tão Bom?
O pão sírio, também conhecido como pita, é um pão feito com farinha de trigo, água, fermento e sal, que é assado em forno bem quente, formando uma casca fina e crocante, e um interior macio e oco.
O pão sírio é muito versátil, podendo ser usado para fazer sanduíches, wraps, pizzas, torradas, saladas, e muito mais. Ele também é rico em carboidratos, fibras, proteínas e minerais, sendo uma ótima fonte de energia e nutrição.
O pão sírio fica ainda melhor quando combinado com alho e manteiga, dois ingredientes que além de deliciosos, são ótimos para a saúde. O alho é um poderoso antibiótico natural, que ajuda a combater infecções, inflamações, e a melhorar a imunidade.
Ele também é rico em alicina, um composto que tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, e que ajuda a regular a pressão arterial, o colesterol, e a prevenir doenças cardiovasculares.
Como Fazer Pão Sírio com Alho e Manteiga em Casa?
Fazer pão sírio com alho e manteiga em casa é muito simples e rápido. Você só vai precisar de alguns ingredientes básicos, que você provavelmente já tem na sua cozinha. Veja o passo a passo:
- Em uma tigela grande, misture 3 xícaras de farinha de trigo, 1 colher de chá de sal, e 1 colher de sopa de fermento biológico seco. Faça um buraco no centro da mistura, e adicione 1 xícara de água morna, e 2 colheres de sopa de óleo. Misture bem com uma colher de pau, até formar uma massa homogênea e macia. Se a massa estiver muito seca, adicione mais água. Se estiver muito pegajosa, adicione mais farinha.
- Sove a massa por cerca de 10 minutos, em uma superfície enfarinhada, até que ela fique lisa e elástica. Coloque a massa em uma tigela untada com óleo, e cubra com um pano úmido. Deixe descansar em um lugar quente e sem correntes de ar, por cerca de uma hora, ou até que a massa dobre de volume.
- Enquanto a massa descansa, prepare a mistura de alho e manteiga. Em uma panela pequena, derreta 4 colheres de sopa de manteiga em fogo baixo. Adicione 4 dentes de alho picados, e cozinhe por alguns minutos, mexendo sempre, até que o alho fique macio e dourado. Desligue o fogo, e reserve.
- Pré-aqueça o forno a 230°C, e unte uma assadeira grande com óleo. Divida a massa em 8 porções iguais, e abra cada uma delas com um rolo, formando discos finos de cerca de 15 cm de diâmetro. Coloque os discos na assadeira, deixando um espaço entre eles. Pincele a superfície de cada disco com a mistura de alho e manteiga, e leve ao forno por cerca de 10 minutos, ou até que o pão esteja levemente dourado e inchado.
- Retire o pão do forno, e sirva quente ou frio, como preferir.
A Origem do Pão Sírio com Alho e Manteiga
O pão sírio é um dos pães mais antigos da humanidade, tendo sido criado há mais de 4 mil anos, na região da Mesopotâmia, atual Iraque.
Ele era consumido pelos povos antigos, como os sumérios, os babilônios, os assírios, e os persas, que o usavam como um utensílio para pegar os alimentos, ou como um prato para colocar os molhos e as saladas. O pão sírio se espalhou pelo Oriente Médio, e depois pelo mundo, através das rotas comerciais, das migrações, e das conquistas.
O alho e a manteiga, por sua vez, são ingredientes que também têm uma longa história, e que foram incorporados ao pão sírio em diferentes épocas e lugares. O alho é originário da Ásia Central, e foi levado para o Egito, a Grécia, a Roma, e a Índia, pelos comerciantes e pelos soldados.
Ele era usado tanto como tempero, como remédio, e até como amuleto. A manteiga é derivada do leite de vaca, de cabra, ou de ovelha, e foi inventada pelos nômades, que agitavam o leite em recipientes de couro, até que a gordura se separasse. Ela era usada como alimento, como cosmético, e como oferenda.
A combinação de pão sírio com alho e manteiga é uma receita que provavelmente surgiu da mistura de diferentes culturas e tradições, que valorizavam esses ingredientes pela sua simplicidade, sabor, e benefícios.
Hoje, essa receita é apreciada em diversos países, como Líbano, Síria, Turquia, Grécia, e Brasil, onde é conhecida como pão de alho, e é servida como aperitivo, ou como acompanhamento para churrascos.
VEJA OUTRAS RECEITAS TAMBÉM:
2 Acompanhamentos para Pão Sírio com Alho e Manteiga
O pão sírio com alho e manteiga é uma receita que combina com diversos tipos de acompanhamentos, desde os mais simples, até os mais elaborados. Aqui, vamos sugerir 2 opções de acompanhamentos que são fáceis de fazer, e que vão deixar o seu pão sírio ainda mais gostoso. Veja:
- Homus: O homus é um patê de grão-de-bico, típico da culinária árabe, que é perfeito para passar no pão sírio. Para fazer o homus, você vai precisar de 2 xícaras de grão-de-bico cozido, 1/4 de xícara de tahine (pasta de gergelim), 1/4 de xícara de suco de limão, 2 dentes de alho, sal, pimenta, e azeite a gosto. Bata todos os ingredientes no liquidificador, ou no processador, até obter uma pasta cremosa e homogênea.
- Salsa de iogurte: A salsa de iogurte é um molho refrescante e leve, que combina muito bem com o pão sírio. Para fazer a salsa de iogurte, você vai precisar de 1 xícara de iogurte natural, 2 colheres de sopa de hortelã picada, 1 colher de sopa de suco de limão, sal, e pimenta a gosto. Misture todos os ingredientes em uma tigela, e leve à geladeira por pelo menos 15 minutos, para que os sabores se misturem. Sirva com o pão sírio, ou use como molho para saladas.
Conclusão
O pão sírio com alho e manteiga é uma receita simples e saborosa, que pode ser feita em casa, com poucos ingredientes. Ele é um ótimo acompanhamento para diversos pratos, ou pode ser consumido sozinho, como aperitivo. Além disso, ele é rico em nutrientes, e traz benefícios para a saúde.
Neste artigo, mostramos 5 motivos para você experimentar essa combinação incrível, e ensinamos como fazer essa receita em casa, de forma rápida e prática.
Também sugerimos 2 opções de acompanhamentos que são fáceis de fazer, e que vão deixar o seu pão sírio ainda mais gostoso. Esperamos que você tenha gostado deste artigo, e que se inspire para fazer o seu próprio pão sírio com alho e manteiga.
Se você gostou, compartilhe com os seus amigos, e deixe um comentário abaixo, contando a sua opinião, e as suas sugestões. Obrigado por ler, e até a próxima! 😊